FIC é tema de artigo acadêmico apresentado em seminário de Políticas Culturais

A experiência de criação do Fórum Interuniversitário de Cultura (FIC-RJ) foi tema de um dos artigos apresentados no X Seminário Internacional de Políticas Culturais, realizado entre os dias 6 e 9 de maio deste ano, na Fundação Casa de Rui Barbosa, no Rio de Janeiro. O evento, que contou com a presença de pesquisadores e gestores culturais do Brasil e do exterior, é realizado pela Cátedra Unesco de Políticas Culturais e Gestão e é uma referência na discussão e articulação de políticas culturais no país.

O trabalho foi produzido por Carlos Vainer, Camila Costa e Julia Ricciardi, que compõem a equipe do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ (FCC), unidade responsável por formular a executar a política cultura da universidade e que liderou a formação do convênio interinstitucional.

Criado em 2014, o FIC é formado por instituições públicas de ensino superior do estado do Rio de Janeiro. Com o objetivo de promover o diálogo e ações coletivas interinstitucionais, o fórum deu origem ao Festival Interuniversitário de Cultura do Rio de Janeiro, o FestFIC, que já está em sua terceira edição. O evento é considerado uma importante experiência no que diz respeito à cooperação acadêmica e ao intercâmbio entre instituições no campo da cultura.

Segundo Camila Costa, diretora de produção do FCC, o seminário é fundamental como espaço para a discussão de questões relacionadas à política e à gestão cultural no país, como, por exemplo, o “papel da universidade na construção de um sistema nacional de cultura”, foco do debate envolvendo projetos como o FIC. “Colocamos coisas importantes como o ponto que envolve pensar os impasses e as potencialidades dessas iniciativas ou ainda de que forma a universidade interfere na construção de políticas de arte e cultura”, afirmou a diretora.

Veja abaixo a íntegra do artigo apresentado pelo Fórum no encontro:
– Fórum Interuniversitário de Cultura do RJ: a experiência de cooperação acadêmica e intercâmbio cultura entre instituições públicas de ensino superior